sábado, 24 de setembro de 2016

Davi - Um homem longe da perfeição!


Rei Davi! Quem não conhece a sua história mais famosa? Davi - Um garotinho inexperiente - que vence um 'gigante' campeão de guerra. Se você foi uma criança de igreja então... Já ouviu muito essa história. Mas nem todo mundo sabe que a história desse little boy, que foi aclamadíssimo por essa vitória, não segue uma trajetória tão linear e bonita...

Na verdade, a história de Davi é repleta de violência, de traições, de assassinatos, filhos que - no mínimo - não são exemplos a serem seguidos... Uma história capaz de deixar séries e filmes no chinelo! 

Uma das histórias mais intrigantes é sem dúvida o relacionamento de Davi e Bate Seba. Vou resumir, Davi, que já era Rei, olha lá do seu nada modesto e humilde Palácio e vê uma linda mulher tomando banho - ela fazia o ritual de purificação - e ele se acha no direito (Não vamos mencionar que ele já tinha várias esposas) de ter aquela mulher pra ele. Ele procura saber quem ela é... Tchanãnã e o resultado é Bete Seba grávida. O que é que o Rei faz? Manda buscar o marido dela - Sim! Ela era casada - e manda ele dormir com ela (Caso você não tenha entendido o plano maquiavélico de Davi, quando ela aparecesse grávida, ele acreditaria que a criança é seu filho), mas por conta dos rituais pra guerra ele se recusa... Então nosso, agora nem tanto, querido Rei, manda ele ser assassinado. Isso mesmo... Mandou ordem à quem estava no comando da guerra pra ele ser 'O Cara' na frente de batalha. E ele é morto. Davi casa-se com Bate Seba e, esse filho que eles geraram acabou morrendo. 
Muito triste essa história né? Davi também achou! Chorou e jejuou por dias, antes do bebê morrer. Mas - sim, temos momentos fofos, às vezes... - Ele confortou Bate Seba, e dalí a algum tempo nasceria Salomão. Sim! O Salomão que reinou no lugar de Davi e foi um homem muito sábio e etc... E, caso você não saiba, é exatamente dessa linhagem que descende Jesus. 

Tem muitas outras coisas obscuras e ruins ao longo da trajetória de Davi e - Só para os Fortes - Você pode encontrar tudo nos livros de Samuel.

Eu fico aqui pensando... Não existe ninguém perfeito. Se você é cristão, se você tem Cristo como seu grande exemplo e segue a palavra Dele, veja e aprenda com a história de Davi. Ele definitivamente não tinha uma boa família, fez muitas escolhas erradas, foi culpado de muita coisa ruim, mas Davi se arrependia cada vez que errava. E ele é o maior exemplo do quanto o amor de Cristo é grande. Você não é perfeito, você pode errar, você vai errar... Mas entenda que Jesus é um infinito mar em perdoar, - E isso não é uma carta branca pra erros, é um alívio pra quem não quer desapontar quem morreu por nós - E que Ele pode transformar suas tragédias e dores. Você não precisa ficar carregando pesos e culpas desnecessários, você pode contar com um amigo, que mais do que te ouvir vai te ajudar a superar todos os desafios: Jesus. A Bíblia diz, a respeito de Davi, que ele foi um homem segundo o coração de Deus,(I Sm 13:14) um homem que não foi perfeito, nem na visão divina, nem na humana, mas ele sempre foi sincero, sempre soube reconhecer quando errou e sempre buscou refúgio em quem podia ajudá-lo de fato. Pense nisso... Repense o seu relacionamento com Deus. Ele é a sua primeira opção?
E já que falamos em Salomão, gostaria de mais uma vez ressaltar que o seu passado ou o contexto em que você nasceu e viveu não dizem absolutamente nada sobre quem você pode ser! A Bíblia diz que quando Salomão nasceu, em meio a toda essa bagunça, Deus o amou! (II Sm 12:24)  E Ele também ama você! Se desapegue do passado, ache refrigério em Deus e descanse Nele.

Que Deus te abençoe!
Um grande beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!! :)