Total de visualizações de página

Aliança do Crime

Duas confissões:

Embora na quarta capa contasse que o livro deu vida a um filme homônimo, eu não a li. E não reconheci o Johnny Depp na capa. E quando eu dei um google e vi que o Benedict interpretava o Bill Bulger quis largar o livro e correr pra ver o filme. Hahahah Siiiiiiiiiim! Sou fã! Que posso fazer?

A segunda coisa é que lá pela centésima página eu sonhei que a máfia queria me matar. kkkkkkkkkkkk Sim, pode rir de mim a vontade! Os meus amigos pra quem contei nem se fizeram de rogado e me zoaram pra caramba... Hahahahahah Mas saliento que não foi nem um pouco agradável e eu dormi pessimamente.


Minha coleção de moedas de R$1,00 das olimpíadas

Mas sobre esse livrasso (literalmente - Mais de 400 páginas no tamanho de meia folha de ofício) eu achei muito interessante a leitura. Demorei algo em torno de uma semana para ler, porque além de ser muito grande, ele é denso, tem muitos personagens e a história não é contada linearmente, às vezes é interrompida pra introduzir um personagem e/ou resumir sua história. Então se você quer ler, tenha em mente que não é uma leitura fácil. Além desses aspectos, a leitura não é simples pelo tema que ela aborda. O livro narra a história de um gangster que resolve ser informante do FBI. A despeito disso, ele consegue corromper os agentes que deveriam colocar limites nele. O mais bizarro nisso tudo é saber que a história é real. Por ai você já vai entender que a leitura é pesada. Mas a corrupção é o ponto principal, a violência que eu estava esperando encontrar por se tratar de mafiosos, é muito secundária e retratada superficialmente.
Até agora ainda não vi o filme, porque o livro é muito denso e estou me dando um tempo pra poder ver o filme, mas a história me lembrou muito a série The Black List. 
Não tem muito o que dizer, se você se interessa por histórias reais, por intrigas e corrupção esse é o livro certo pra você. (Inclusive tem algumas páginas no miolo do livro com fotos reais dos envolvidos.) Mas sem ironias, a história é bem pesada e dá um embrulho do estômago. Então prepare-se pra ter reações não muito boas. O livro também traz como plano de fundo um contexto histórico muito bom de Boston. Então pra finalidades históricas também é interessante ler.
Só uma curiosidade que me chamou muuuuuuita atenção é que lá pelo final aparece um advogado, de Hells Kitchen, filho de um boxeador, que antes de formar uma sociedade com um amigo também advogado, tinha saído de uma grande firma de advocacia. Geeeeeeente! Só eu que li um resumo do Demolidor ai? Fiquei chocada! Lembra? O livro é baseado em fatos reais!
🔖 Ficha Técnica
Aliança do Crime
Título Original: Black Mass: Whitey Bulger, the FBI, and a Devil's Deal
Editora: Intríseca
Autores: Dick Lehr e Gerard O'neill
Páginas: 413
Paperback| Brochura

Comentários

Top 5