Total de visualizações de página

O Crime do Padre Amaro | Clássicos da Literatura


Hoje vim falar sobre um livro que é um clássico da literatura. O Crime do Padre Amaro. A ambientação do livro vai girar em torno da igreja católica, e na verdade, será uma crítica escancarada e profunda contra a igreja. Faz pensar muito sobre as práticas religiosas, e principalmente sobre os religiosos que a conduzem. Se você estudou história sabe que a igreja católica já foi uma grande organização política, além de religiosa. Não vou entrar em muitos detalhes, vou me ater a história narrada no livro.

A história vai narrar o dia a dia de uma cidade pequena chamada Leiria e conta como surgiu o amor de Amaro e Amélia. E seria um belo romance, SE o Amaro não fosse um Padre. Sim! O Padre Amaro. A história vai desde o começo colocar em cheque a posição eclesiástica de Amaro. Ele se torna Padre por obrigação, não por vocação. Mas a despeito dessa escolha, a forma como ela foi feita não a altera. Vamos ver também como uma jovem devota se encanta pelo homem de batina. Como não quero dar spoiler, sugiro veementemente que você leia essa obra porque é muito boa. O fato dela ainda ser comercializada, visto que o romance foi publicado em 1875, já é um sinal de sua importância. 

Preciso fazer um adendo de que a linguagem não é das mais simples, principalmente por ter muita expressão portuguesa (Portugal) antiga. Isso associado ao fato de que eu nunca fui católica (Se esse for o seu caso você também vai ter alguma dificuldade em entender certos rituais, etc.) foi um dos livros que eu mais demorei para finalizar a leitura.

Eu li em uma edição pocket, simples, e confesso que não achei outra edição para comprar.




🔖 Ficha Técnica 📚
O Crime do Padre Amaro
Autor: Eça de Queiroz
Editora: L&PM Pocket
Páginas: 393
Romance
Paperback | Brochura




"O Seu amor era pois uma infração canônica, não um pecado da alma: podia desagradar ao senhor chantre, não a Deus," - Amaro

"Apenas ele lhe falava com a sua voz suave ou voltava para ela aqueles olhos negros que lhe faziam correr estremeções nos nervos - como uma ligeira camada de neve que se derrete a um sol muito forte." - Amélia




"Tendo a certeza vaidosa da paixão que os inflamava."

"A sua paixão pelo pároco flamejava mais irritada; e todavia detestava-o pela sua covardia" - Amélia

"Tudo lhe parecia intolerável no mundo, exceto estar só com ele..." - Amélia




Comentários

Top 5