Total de visualizações de página

Vamos conversar sobre Minimalismo?

Hoje vim comentar sobre um assunto que indiretamente já vem sendo conversado aqui no blog. O minimalismo. 

Esse conceito de viver apenas com o necessário, pode parecer até radical para alguns. Há quem ache que minimalismo é ter apenas peças preta, branca e cinza. Tem quem pense que o armário-capsula é tudo que você precisa para ser considerado minimalista. Mas a grande verdade é que o minimalismo extrapola a moda. Vai muito além de supostas regras do que vestir. É um estilo de vida.


Quando o minimalismo virou uma febre, muita gente falava sobre ele e eu acabei por me interessar. E a minha forma de enxergar a vida mudou. E sim! Começou pelo meu guarda roupa. Eu costumava ser uma pessoa consumista (Ainda não estou totalmente liberta, mas é de pequenos passos que se fazem grandes caminhos percorridos). Hoje em dia eu penso muito antes de comprar uma peça. Eu procuro em várias lojas. Eu olho para tudo que eu já tenho e se eu não tiver nada, sequer parecido e a peça me vestir bem então adquiro a peça. É o mínimo necessário. 


Antigamente não era assim. Eu queria e comprava. Com o que eu vou coordenar? Quantas combinações é possível fazer com essa peça? Eu realmente fico bem com essa cor? Esse modelo me favorece? Eram perguntas que eu não me fazia. E muitas vezes essas peças eram usadas uma única vez. Talvez sequer fossem usadas. Era pelo prazer de ter uma peça que estava na moda ou simplesmente estava barata.

O meu guarda roupa hoje ainda é cheio de peças, porque essa é uma das belezas do minimalismo. Essas regras que você pensa que existem? Não existem. Por exemplo, eu tenho sim roupas coloridas no meu armário. Porque com o minimalismo eu aprendi que a minha essência deve permanecer. O fato das cores preto, branco e cinza predominarem? É porque combinam com tudo. Ampliam as suas formas de usar as suas roupas.Não significa que devem ser as únicas peças por lá.

Hoje as minhas peças tem a ver comigo. A moda ou o que a gente veste comunica algo. E eu quero comunicar quem eu realmente sou. E o minimalismo diz que eu posso ser quem eu quiser. Que eu só preciso pensar e fazer escolhas acertadas. Eu me lembro que um dia desses estava passeando com a minha cachorrinha e uma menina me parou pra pedir informação, quando eu terminei de explicar ela falou pra mim: Eu adoro essa série!!!! Eu estava com a minha camiseta de StarLabs que eu mesma fiz em casa. Aquilo foi muito legal! Tinha um monte de gente na praça, mas ela preferiu perguntar a alguém que através da camiseta comunicava que elas tinham algo em comum: Curtiam a série Flash!



Cada peça que eu vou comprar me pergunto se preciso, se faz parte do meu estilo, se vai me servir perfeitamente, se eu posso fazer pelo menos três combinações diferentes com aquela peça usando as coisas que já tem no meu armário, se eu posso pagar por ela sem me criar algum desfalque financeiro, mas a pergunta que sempre me faz não comprar uma peça é se eu posso comprar um livro novo ou tomar um café em um lugar legal, com alguém especial com aquele dinheiro.

Eu não deixei de comprar roupas (Pequenos passos), mas sempre depois de me fazer todas essas perguntas. Hoje sou capaz de deixar pra trás um vestido que amei muito, mas não me serviu perfeitamente. Ou de deixar de comprar aquela camiseta porque já tenho uma parecida com ela, afinal eu tenho muitas camisetas.

É por isso que os posts como usar uma peça várias vezes tem tido tanta oportunidade por aqui. A criatividade é um dos 'princípios' do minimalismo. Roupa não é descartável! E o processo produtivo é extenso, tem danos ao meio ambiente, pessoas mal remuneradas, até escravizadas, animais maltratados e a lista de problemas e danos causados é grande. Você não pode achar que aquela camiseta veio de lugar nenhum, aquela calça não surgiu do nada. Pensar antes de comprar não faz bem só ao seu bolso. Faz bem ao planeta. É por isso que o minimalismo é um estilo de vida. Preocupar-se com as pequenas partes até que ela chegue inteira a você!




A ideia aqui não é te convencer a ser minimalista. Mas é te dar ideias e te inspirar a usar o que você já tem, dar novos usos a peças antigas, sempre se questionar antes de uma compra, e aos poucos fazer com que você esteja mais consciente do que compra. 

Existem vários documentários na netflix e canais no youtube, mas vou recomendar um canal que foi o principal incentivador da minha mudança de hábitos, o canal da Marieli Mallmann. Ela tem uma diversidade de vídeos sobre o assunto. Caso você se interesse pelo tema, pode ser um ótimo ponto de partida!

Comentários

Top 5