Total de visualizações de página

Amor Próprio a luz da Bíblia

Você já parou pra pensar sobre AMOR PRÓPRIO?


Olha, se você é Cristão como eu, já ouviu diversas vezes os mandamentos: Ame a Deus sobre todas as coisas e ame ao seu próximo como a si mesmo. Perceba que precisamos exercitar em nós mesmo o amor, antes de conseguir amar alguém! E eu te pergunto: Como é esse amar a si mesmo?


Eu não faço ideia do que se passava na cabeça de Jesus, mas podemos traçar algumas linhas de raciocínio para tentar compreender melhor o que Ele queria nos dizer;

Primeiro: Você pode dar aquilo que você não tem? Uma laranja, por exemplo. Você poderia me dar uma laranja se você não a tem? Obviamente não! Portanto, por inferência, podemos pensar que Jesus queria que em nós habitasse primeiramente o amor e que ele fosse tanto que transbordasse para o meu próximo. Isso é bem importante. Se seu coração só tem rancor e ódio, é isso que você vai conseguir repartir. Nada mais.

Segundo: Deus nos fez ÚNICOS; Homens e mulheres foram idealizados, criados, amados e resgatados por Cristo. O Deus de toda Glória pensou em você! "Tu Criaste cada parte do meu corpo; Tu me formaste na barriga da minha mãe (Sl 139;13 NTLH)" Não é maravilhoso pensar em como não somos uma obra do acaso, mas fomos criados de caso pensado para a Glória de Deus?! Isso é um fato que nos leva a pensar em quanto somos amados por Deus, e que portanto é esse amor que precisamos repartir. 

E com certeza, muitas outras coisas interessantes podemos pensar à partir desse ensinamento valioso de Cristo. Mas e a prática? Como eu posso praticar o amor próprio, necessário para que eu cumpra um mandamento de Deus? E preciso dizer que não é fácil! Uma das primeiras atitudes é tratar o coração. "Assim como a água reflete o rosto da gente, o coração mostra o que a pessoa é. (Pv. 27;19 NTLH)". Porque é verdade que ninguém pode ver o coração (ou a intenção) de alguém, mas é dele que provém as coisas boas e ruins. 




Na prática, podemos começar com atitudes simples.Tire um tempo para si mesmo. De vez em quando é muito necessário! Faça atividades que te deem prazer! E sem se culpar por isso. O próprio Jesus tinha momentos de descanso e lazer com seus amigos! 

uma outra atitude simples, é toda vez que você for reclamar de algo que você não tem, agradeça por algo que você tem! Ser grato é uma das primeiras características de um coração Feliz! Gratidão, nos leva para mais perto da fonte principal de amor: Jesus! 

É importante pensarmos que Jesus disse que precisamos reconhecer nosso valor, como filhos de Deus. O que é BEEEEEM diferente de pensarmos só em nós mesmos! Ressalta a importância de estarmos bem, para conseguirmos ajudar quem precisa! Lembre-se sempre que só se pode dar aquilo que se tem!


Comentários

Top 5