Total de visualizações de página

O FARDO DA NOBREZA

Hoje vamos conversar sobre o Fardo da Nobreza da Donna Leon.
Confesso que decidi comprar esse livro pela edição. Quando eu avistei de longe e vi que parecia muito com os livros do meu autor brasileiro preferido ~ a saber, LUIZ ALFREDO GARCIA-ROZA ~ fiquei muito empolgada porque pensei que seria na mesma linha. Um Romance Policial. E não estava errada... Pelo menos não completamente! Mas essa história passou longe de me empolgar e pegar meu coração.


A autora é premiadíssima, e embora seja americana mora a muitos anos na Itália. Já começo minha crítica por aqui, mas não atribuo ela a escritora e sim a tradução. Nos deparamos com Várias expressões italianas. Sem que se tenha o cuidado de nos explicar o que significa. Obviamente, o contexto explica algumas, mas é chatíssimo ter que continuar a leitura pra entender o que foi dito ou ter que interromper para pesquisar o que determinada expressão significa. Chato.



A história em si não é ruim. Vamos conhecer o Guido Brunetti (segundo o resumo sobre a autora é a sétima história dela protagonizada por ele. Eu não sei dizer qual o cargo dele na polícia Italiana, mas algo como detetive. E o livro começa com uma premissa de uma história daquelas. Um médico rico compra uma casa, que estava abandonada a anos, e claro, começa uma reforma para poder morar nela. Mas durante essa reforma, um corpo é encontrado. E junto dele um anel com um símbolo de uma família tradicional aristocrata e rica  de Veneza, que teve seu filho sequestrado anos antes. Mas a história ganha um ritmo devagar, a autora tenta encaixar um drama familiar que não existe na família do comissário e simplesmente não empolga.  Já na última página mais um acontecimento chama a atenção, mas o caso acaba praticamente sem solução. Com o dinheiro prevalecendo sobre a justiça.


Não é um livro que eu odiei, sabe? É só que foi uma leitura morna.

Bem, mas essa é apenas minha opinião! Leia e tira suas próprias conclusões. Hahaha!


FICHA TÉCNICA
O FARDO DA NOBREZA
TÍTULO ORIGINAL: A NOBLE RADIANCE
AUTORA: DONNA LEON
EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS
PÁGINAS: 250
ROMANCE POLICIAL
PAPERBACK|BROHURA

Comentários

Top 5