Total de visualizações de página

O DEMÔNIO NA CIDADE BRANCA

 Oi pessoal! Hoje vamos conversar sobre esse livro de não ficção. Que foi leitura ainda de 2020, mas só agora estou tendo tempo para escrever algumas resenhas. :D

Eu achei uma leitura válida. Não me senti perdendo tempo fazendo essa leitura, mas a verdade é que eu estava esperando outra coisa dessa história. Hahahaha De novo, minhas expectativas.


Bom, o autor teve a intenção de mostrar o conflito entre o "Bem e o Mal" na cidade de Chicago. Ele vai nos apresentar os nossos protagonistas, que ao passo que um quer construir algo memorável o outro é um dos maiores assassinos em série da história. E eles viveram muito próximos um do outro, no sentido geográfico e a obra arquitetônica de um funcionou como o impulso para matar do outro.

O problema, é que ao meu ver, o Burnham passou muito longe de ser um "herói". Ele era o arquiteto que ficou responsável por construir a Feira de Chicago, que tinha o ÚNICO objetivo, saciar o ego da sociedade americana. Foi um protagonista que mais me irritou do que tudo. Não desmerecendo as coisas boas e importantes que ele fez, especialmente quando, antes da feira, desenvolveu uma técnica que revolucionou a arquitetura e permitiu construir os arranha-céus, especialmente na cidade de Chicago que tinha um solo muito complexo. 

Claro que esse projeto carrega uma visão de uma outra época, porque foi visível que essa feira, era também importante para as pessoas da cidade. Gerou muitos empregos, e o arquiteto chefe, o Burnham foi um cara visionário, até certo ponto, sobre o bem estar dos seus funcionários. Mas a verdade é que nada de bom veio daquela construção. Muitos funcionários morreram, muitas mulheres morreram apenas porque foram ver a Feira.


E o Holmes, um notório assassino, considerado um dos primeiros serial killers da história ficou muito em segundo plano. Isso, foi esclarecido pelo autor, ao final do livro, que ele realmente trabalhou com fatos. E o Fato principal é que há muitos registros sobre a feira, e apesar de muitos livros sobre o H. H. Holmes, as informações são conflitantes. E ele optou por trazer na sua narrativa apenas histórias que puderam ser confirmadas por meios oficiais.

Alias, vamos enaltecer o trabalho incrível de pesquisa do autor. Ele foi atrás de documentos oficiais, cartas dos próprios envolvidos e realmente compilou o que de fato estava documentado. 

Então, eu recomendo muito a leitura, especialmente se você quer ler sobre assassinos reais, mas sem o detalhamento dos crimes. E temos a complexidade da construção de um grande evento, amenizando o choque das crueldades, que apesar de não descritas, ficam subentendidas ao leitor.



FICHA TÉCNICA

O DEMÔNIO NA CIDADE BRANCA

TÍTULO ORIGINAL: THE DEVIL IN THE WHITE CITY

AUTOR: ERIK LARSON

EDITORA: INTRÍNSECA

PÁGINAS: 448

PAPERBACK|BROCHURA

NÃO-FICÇÃO|BIOGRÁFIA

Comentários

Top 5