Total de visualizações de página

05 BONS MOTIVOS PARA LER BTK - MÁSCARA DA MALDADE

Fala galeraaa! Hoje com mais um review por aqui e dessa vez, vou enumerar cinco razões pra te convencer a dar uma chance para o livro BTK - MÁSCARA DA MALDADE de Roy Wenzl, Tim Potter, Hurst Laviana e L. Kelly.









1. Essa é uma HISTÓRIA REAL. Sim! Vamos conhecer um dos assassinos mais sádicos e, que ficou ativo por 30 anos. É muito assustador saber que um assassino realmente aterrorizou uma cidade por três décadas e vamos acompanhar toda jornada até a captura desse Serial Killer. Vale mencionar o HORROR desse assassino ser alguém da comunidade, com uma família perfeita, líder dos escoteiros, presidente da igreja local. Alguém de fato, acima de qualquer suspeita. Mas que usava seus trabalhos ao longo da vida, para perseguir e matar mulheres.




2.VALOR HISTÓRICO: Bem, o BTK, sigla pra amarrar, torturar e matar em inglês começou sua "carreira" praticamente junto com o desenvolvimento da ciência comportamental. A técnica de estudo do comportamento para a captura de bandidos estava ainda dando seus primeiros passos nos EUA. Em 1977 esses estudos estavam ainda começando. E por isso o FBI cometeu alguns erros, como afirmar que os Serial Killers eram raríssimos (Pág 69) e acreditar que um assassino em série jamais esperaria 3 anos para matar novamente (Pág 70)e Dennis Rader provou que eles estavam errados nesse aspecto. Vale mencionar que ao longo do livro, os especialistas em Quântico são consultados, mas "a ciência comportamental era 'incipiente'." (Pág 83. Então a leitura desse livro trás muitos dados interessantes e complementares sobre a Ciência Comportamental. Vale mencionar que quem assiste a série MINDHUNTER, por exemplo, já vê o BTK em ação, mas ele vai demorar muito pra entrar no radar e ser pego.





3. MOSTRAR A HISTÓRIA POR VÁRIOS ÂNGULOS: Bem, esse foi um diferencial que eu gostei de encontrar. Geralmente, foca-se no assassino ou no detetive ou força tarefa. Mas aqui temos uma visão também da imprensa. Achei tão interessante. Raramente a gente pensa no papel que eles desempenham e o quanto ficam entre a cruz e a espada, se contam a população para que se protejam, se guardam segredo para que a policia possa fazer seu trabalho. Caramba! É muito interessante acompanhar também o trabalho desses profissionais.




4. NARRATIVA FLUÍDA: O resultado de ter vários pontos de vista é uma narrativa que flui. Porque você vai vendo as peças serem juntadas sob várias perspectivas e a história voa. Simplesmente voa. Achei essa abordagem muito inteligente.



5. EMPATIA: Nem sempre, na literatura sobre crimes reais, temos uma narrativa empática. Preocupa-se tanto em narrar os fatos, que as vezes o impacto disso é menosprezado. Aqui não. Durante toda narrativa nos vemos e sentimos o cansaço dos policiais trabalhando sem folga, assim como a imprensa. E achei interessante destacar que os autores trazem notas sobre os sobreviventes, o que acontece com essas pessoas que são acometidas por uma tragedia violenta. É bem triste, mas os autores tiveram essa preocupação de trazer esses detalhes ao conhecimento do leitor.





FICHA TÉCNICA
BTK - MÁSCARA DA MALDADE
AUTORES: ROY WENZL, TIM POTTER, HURST LAVIANA e L. KELLY
EDITORA: DARKSIDE
PÁGINAS: 404
CRIMES REAIS | BIOGRAFIAS
HARDCOVER|CAPA DURA


Comentários

Top 5