Total de visualizações de página

O MORRO DOS VENTOS UIVANTES

Hoje é dia de conversar sobre um Clássico da Literatura por aqui. Publicado em 1847 O Morro dos Ventos Uivantes é uma história de amor e ódio. Principalmente, sobre ódio.
Finalmente li um livro das irmãs Bronte. Eu sempre ouvi falar muito bem sobre a escrita das irmãs, por serem revolucionárias e muito a frente do seu tempo. E posso afirmar, agora com propriedade, que é verdade. Existia um desejo de expressar como as mulheres mereciam voz. De como elas eram e sempre serão importantes, mesmo que a sociedade ~ principalmente da época ~ se recuse a aceitar essa verdade.


Mas vamos conhecer vários personagens. Eu não sei bem o que falar sobre a história sem dar spoilers. Veja bem, é um Romance. Vai se passar a mais de um século atrás. Vai ter um triangulo amoroso. E acho que isso é tudo que eu posso contar sem estragar sua aventura através dessa leitura.



Eu achei a escrita da Emily muito envolvente, mesmo sendo um livro de quase 500 páginas, a leitura flui (Fluiu pra mim). Uma das protagonistas do livro, me deixou muito incomodada. Pra mim, Catherine é uma sociopata. Eu tive muita raiva dela. Manipuladora e mimada. Na verdade, eu tive mais raiva dela, mas fiquei com ódio de TODOS os personagens. Hahahaha!E veja o brilhantismo da Emily. Embora eu tenha sentido raiva de praticamente todos os personagens, isso ocorre em momentos distintos. Existe algo de muito real nisso! Ninguém é perfeito!



É claro que ao ler livros clássicos, precisamos embarcar na sociedade da época. Seus costumes e pensamentos, além de considerar a realidade política e econômica. Eu acho que isso assusta muita gente, e até impede que as pessoas peguem livros clássicos para ler por causa disso. Mas não dá para ler os clássicos com o olhar cultura e social de hoje. Mas é uma história incrível! Desperta sentimentos contraditórios, mas é uma viagem que, na minha opinião vale a pena ser feita.




FICHA TÉCNICA
O MORRO DOS VENTOS UIVANTES
TÍTULO ORIGINAL: WUTHERING HEIGHTS
AUTORA: EMILY BRONTE
EDITORA: ZAHAR
PÁGINAS: 476
HARDCOVER|CAPA DURA
ROMANCE - FICÇÃO INGLESA


Comentários

Top 5