Total de visualizações de página

The Big Bang Theory e a Filosofia

Dias muito frios em Brasília - Em determinada noite, diz a previsão do tempo fez 4°. E não tem nada melhor que se jogar embaixo das cobertas com um bom livro ou série e uma caneca de chocolate quente não é mesmo?! E eu preciso dizer que o livro que me fez companhia durante esses dias, os meus últimos de férias, é de aquecer o coração. Se você é fã de The Big Bang Theory, assim como eu, vai aprender muito sobre filosofia e também sobre Sheldon e sua turma enquanto se diverte com essa leitura.  ❤.❤

Um dos conceitos mais legais abordados pelo livro é, sem dúvida a amizade. E embora ele não seja o único aspecto tratado pelos autores foi um capitulo que me chamou muita atenção, porque para os filósofos amizade não é coisa simples não.

"Amizade, assim como o amor, pode estar entre aquelas coisas que são difíceis de definir com clareza." - (Autor - página 40)

Conseguimos ter uma ideia do que os grandes filósofos pensavam a respeito do tema, por exemplo, você sabia que para Aristóteles há três tipos de amizade? Amizade pelo prazer, pela utilidade e a Amizade plena ou perfeita. 

Nessa leitura é possível aprender muitos conceitos, como lei do 3° excluído, Hedonismo, egoístas éticos, egoístas psicológicos, raciocínio indutivo ou falácias lógicas. E o mais legal de tudo é ir identificando tudo nos nossos amados personagens.



Você com certeza vai se divertir muito, porque a narrativa, embora trate de conceitos complexos é relativamente simples. É claro que algumas assuntos por si só são de dar um nó na cabeça como é o caso da Teoria das Cordas e tem uns momentos, como esse na página 209: " considere a seguinte questão: se Sheldon sabe que está errado sempre que está errado, então a única vez que ele saberia que está errado seria vez em que está certo." Ai 'nós' fica tipo:
😂😂😂😂😂😂😂😂😂

Eu preciso ser sincera e admitir que se você não curte a série há uma probabilidade de não achar tanta graça como eu, que sou fã achei. Mas você vai sim conseguir entender. O autor teve o cuidado de contextualizar tudo o que ele narra, deixando qualquer leitor ambientado nas situações que ele apresenta.

Talvez ao final do livro você esteja falando coisas do tipo:

Leslie e Leonard


"A verdade é que não há verdade alguma." (Autor, pág 224). 

Ao que Sheldon concluirá:

É claro que o livro não é uma obra perfeita, mas a minha principal crítica é sobre as notas virem ao fim do capitulo. Geralmente esse é um detalhe que não faz tanta diferença, mas nesse caso fez sim, porque as notas auxiliam demais na compreensão geral do texto. Então fica a dica e coloquem as notas no rodapé da página. No mais, aguardando uma continuação, porque o livro se ambienta até a quarta temporada e convenhamos que muitas mudanças ocorreram na série e novos aspectos precisam ser analisados!!!!! ❤


🔖Ficha Técnica
Coleção Cultura Pop
Titulo Original: The Big Bang Theory and philosophy
Organizador: Dean A. Kowalski
Editor da Série: William Irwin
(O livro faz parte de uma trilogia onde outros protagonistas da cultura Pop são estudados pela filosofia. E vários filósofos contribuíram com a narrativa.)
Editora: BestSeller
292 páginas
Paperback - Brochura

Comentários

Top 5